4 Rodas Pneus
Embreagem
Embreagem

 

A embreagem é um equipamento que fica localizado entre o motor e a caixa de câmbio. As principais funções são possibilitar a saída do veiculo, transmitir torque quando em marcha, interromper o fluxo da força entre o motor e a caixa de cambio nas trocas de marchas e paradas, proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas e além de amortecer as vibrações de transmissão.

Ela é responsável por transmitir a força produzida pelo motor para a caixa de cambio e desta para os demais componentes do sistema de transmissão, além de também ter a importante função de filtrar as vibrações geradas pelo motor diminuindo ruídos e desgastes dos componentes da transmissão.

Além disso, a embreagem também é responsável por permitir trocar as marchas do carro, definindo uma força adequada ao motor e ainda dar estabilidade ao mesmo tempo, permitindo que parar sem precisar desligar o carro.  Ela é composta de três partes básicas, rolamento da embreagem, o platô e o disco

A sua composição é bem simples, ela é composta de um rolamento da embreagem, de um platô (que são a carcaça, a placa de pressão e a mola) e de um disco.

   

O seu funcionamento se dá da seguinte forma: quando se pisa no pedal da embreagem, o fluído hidráulico manda pressão ao embolo do servo da embreagem, quando isso ocorre a haste externa e o garfo de embreagem transmitem um acionamento ao mesmo tempo, fazendo com que haja uma compressão da mola o que ocasiona num acoplamento e desacoplamento do disco de embreagem com o volante que controla o motor.

E essa junção faz com que haja um corte de transmissão de torque para a caixa de câmbio por meio de um eixo piloto (que contém estrias de fixação para o disco se apoiando num rolamento que fica alojado num cubo no centro da embreagem).

Sempre que a embreagem for bruscamente acionada, ou seja, pressionando subitamente o disco de embreagem contra o volante, ocorrem sobrecargas. Motores com falhas no sistema de injeção, que causam falhamentos e funcionamento rugoso do mesmo também sobrecarregam a embreagem por conta das vibrações excessivas. As sobrecargas são absorvidas pela embreagem através do seu deslizamento sobre o volante do motor, mesmo assim, essas pancadas também são absorvidas por um conjunto de pequenas molas de torção montadas no disco de embreagem, ou do contrário sua quebra seria inevitável. Ou seja, além de acoplar e desacoplar o motor da caixa de marchas, a embreagem também serve como dispositivo de absorção e amortecimento de sobrecargas e vibrações, para que o acoplamento e o desacoplamento ocorram da forma mais suave possível.